A equipa Almofada Mimos Portugal faz parte da Infocefalia que é um grupo de pais preocupados com a falta de informação que recebem os novos pais sobre as deformações cranianas. Acreditamos que a maioria das deformações posicionais pode ser corrigida com simples exercícios e uma rotina diária que qualquer mãe e pai podem levar a cabo. Isto torna desnecessários tratamentos ortopédicos e a cirurgia (excepto no caso da Craniossinostose). Obviamente, se receber a informação a tempo... Isto significa que, desde o primeiro dia de vida do bebé, os pais têm de conhecer e entender o problema. O nosso objectivo é educar os pais no momento adequado.
Por deformações cranianas posicionais referimo-nos aos casos em que o bebé nasce com uma cabeça perfeita, mas, devido a um torcicolo ou a posições estáticas durante longos períodos de tempo, a cabeça cresce moldada à sua superfície de contacto. Este tipo de deformação não ocorreria se os pais conhecessem previamente as causas e as medidas de prevenção.
Esta página Web contém informação destinada a pais e pediatras.
Queremos esclarecer que não somos contra nem a favor de qualquer tratamento em especial. Tanto a prevenção como as bandas ortopédicas e a cirurgia são soluções de problemas diferentes, como constatámos com os nossos próprios filhos. Pretendemos informar os pais, de forma clara, sobre a origem das deformações cranianas, as soluções existentes e as suas implicações.
Actualmente, existe uma espécie de confusão entre a maioria dos pediatras, que afirmam que as bandas ortopédicas são desnecessárias e que, na maioria dos casos, a situação se corrige por si própria, mas os fabricantes e vendedores de bandas correctoras afirmam o contrário.
A nossa campanha informativa é financiada pela venda das almofadas Mimos. Este tipo de almofada é muito popular na Ásia, onde as deformações cranianas são conhecidas há milhares de anos, uma vez que a tradição chinesa diz que os bebés deviam dormir sempre de barriga para cima. Actualmente, nas zonas rurais da China ainda se usam as almofadas com recheio de arroz, que ajudam a apoiar melhor a cabeça do bebé. A almofada Mimos é a versão moderna de uma tradição milenar. Nota: Queremos ainda destacar que não somos profissionais de cuidados de saúde e que a informação mostrada nesta página Web foi recolhida em vários estudos científicos e congressos da Associação Espanhola de Pediatria (AEPED) e da Associação Americana de Pediatria (AAP). Porém, falámos com mais 400 pediatras e vimos muitos casos de bebés cujos pais nos contactaram graças a esta página Web.